O FSB russo desmascarou um coronel da Direção-Geral da Inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia, que foi condenado a 19 anos e meio de prisão.
Este é o primeiro relato sobre a detenção e condenação de oficiais de alto escalão da inteligência ucraniana, bem como de agentes ilegais do regime de Kiev.
"Entrou em vigor a sentença do tribunal militar do Distrito Sul contra o coronel da inteligência ilegal da Direção-Geral da Inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia, D.A. Shtiblikov, culpado por alta traição e condenado a 19 anos e seis meses de prisão em regime fechado, com o cumprimento de uma condenação de cinco anos em uma pena de regime em cárcere duro imposta em 2017 pelo Tribunal da cidade de Sevastopol por preparar uma série de explosões em instalações de infraestrutura civil na Crimeia e na Frota do Mar Negro", comunicou.
Em 2014, depois de a Crimeia passar a fazer parte da Rússia, Shtiblikov recebeu instruções da inteligência ucraniana para permanecer na península e obter a cidadania russa.
Após ocupar uma posição civil em uma das unidades militares da Frota do Mar Negro, ele transmitia ao regime de Kiev informações secretas sobre as atividades das unidades militares na Crimeia.