Ontem (8), a presidente do PT, Gleisi Hoffman, convidou o partido MDB para participar do processo de transição de governo após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Hoje (9), o partido indicou para compor o conselho político do grupo os senadores Renan Calheiros e Jader Barbalho. O anúncio foi feito pelo presidente do partido, Baleia Rossi, segundo o UOL. Renan e Barbalho, de acordo com Rossi, representarão as necessidades da região Norte e Nordeste do Brasil.
A senadora Simone Tebet (MDB) foi anunciada ontem (8) como integrante da área de desenvolvimento social e para a temática de Indústria e Comércio, o partido indicou o nome do ex-governador Germano Rigotto.
Desde que foi eleito no dia 30 de outubro, Lula começou a articular com sua equipe as novas diretrizes do governo. Nesta quarta-feira (9), o petista encontrou com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP). O vice-presidente, Geraldo Alckmin, também estava presente no encontro.
De acordo com a CNN, entre as prioridades da conversa, está a continuidade do pagamento mensal do Auxílio Brasil no valor de R$ 600 e o reajuste real do salário mínimo.
Entretanto, um dia antes de se encontrar com o petista, Lira esteve na terça-feira (8) com o presidente Jair Bolsonaro (PL), no Palácio da Alvorada, segundo o jornal Valor Econômico. O chefe da Câmara dos Deputados, durante o pleito, apoiou a candidatura de Bolsonaro à reeleição.