O sigilo dos sistemas de comunicações militares russos será melhorado, uma vez que os sistemas de inteligência da OTAN revelaram todas as suas capacidades ao apoiar os militares ucranianos, disse uma fonte familiarizada com o assunto.
"O bloco da OTAN está apoiando as Forças Armadas ucranianas com vários sistemas de reconhecimento, cujos equipamentos radiotécnicos são capazes de detectar efetivamente fontes de radiação eletromagnética", afirmou a fonte.
Segundo o analista, ao ajudar a Ucrânia, a aliança militar "divulgou todas as suas capacidades de reconhecimento, que serão levadas em conta pelos desenvolvedores russos ao modernizar e criar novos tipos de sistemas [de comunicação]".
O grau de sigilo dos sistemas de comunicação indica quão difícil é para um adversário detectar um sistema, determinar seu tipo e localização e revelar o conteúdo da informação que está sendo transmitida.
De acordo com informações de fontes abertas, os militares russos usam uma gama de sistemas de comunicação de vários alcances durante a operação militar especial na Ucrânia.
Apenas o fornecedor russo de eletrônicos Ruselectronics, que faz parte da corporação estatal russa Rostec, guarneceu às Forças Armadas russas mais de 300 sistemas de comunicação com alcance de até 200 quilômetros.