Joe Biden, presidente dos EUA, pareceu confundir os nomes de duas cidades durante um discurso na quarta-feira (9) na Casa Branca.
Falando antes da conclusão das eleições de meio de mandato, quando perguntado sobre possíveis compromissos por parte da Ucrânia, Biden afirmou que a decisão estava nas mãos de Kiev.
"Você tem que fazer a pergunta, se me lembro, o que penso ser o contexto, é se [os militares russos] estão se retirando de Fallujahé [...] e quero dizer de Kherson, a cidade de Kherson", disse o presidente americano.
Mais tarde, enquanto discutia as consequências do possível uso de armas nucleares, o alto responsável não conseguiu pronunciar a palavra "apocalíptico", confundindo as letras.
"Simplesmente achei interessante que 'Biden está sendo apop-apoc-acop-Biden, está sendo um extremista'. E, e acontece que todos vocês estão escrevendo sobre isso agora. Algo fascinante", acrescentou o presidente dos EUA.
A cidade iraquiana de Fallujahé está localizada na província de Anbar, no rio Eufrates, cerca de 57 quilômetros a oeste de Bagdá. Em novembro e dezembro de 2004 se tornou o local de conflito urbano mais sangrento envolvendo as tropas dos EUA desde a Guerra do Vietnã, e é considerado um momento-chave na invasão do Iraque.
Joe Biden tem demonstrado comportamentos bizarros, uma série de gafes e até ocasionais colapsos físicos desde que tomou posse da presidência dos EUA em janeiro de 2021, levando a dúvidas generalizadas sobre sua capacidade cognitiva no cargo, e até a sugestões que fizesse testes de aptidão para comprovação.