A cidade sediou o primeiro Fórum de Educação Juvenil que aconteceu na região de 6 a 9 de novembro, e contou com a presença de convidados e de representantes do governo.
"Construímos bombas que explodiriam em um evento em Berdyansk, com a presença de jovens russos e da própria administração. Carregamos a bomba com muitos elementos nocivos para que houvesse muitas vítimas [...] quando nos prenderam, resistimos", disse Oleg Zavgorodni envolvido na estratégia terrorista.
Um especialista russo disse à Sputnik que os artefatos explosivos estavam camuflados em latas de plástico e que podiam ser dirigidos por controle remoto.
Por sua vez, o presidente do comitê regional de segurança de Zaporozhie, Aleksei Savin, comentou que os serviços de segurança estão trabalhando arduamente para manter a ordem, e que este "não é o primeiro caso de prevenção de ataques terroristas na região". Savin também destacou a ajuda de cidadãos para identificar esses ataques.
A região de Zaporozhie, que fazia parte da Ucrânia, juntou-se à Rússia no final de setembro passado, após os referendos realizados de 23 a 27 de setembro, e nos quais o "sim" à adesão venceu por esmagadora maioria.