Operação militar especial russa

Genichesk se torna capital temporária da região de Kherson

A cidade de Genichesk se tornará temporariamente a capital administrativa da região de Kherson diante dos ataques das tropas do regime de Kiev.
Sputnik
A migração da capital para Genichesk foi informada à Sputnik por Aleksandr Fomin, porta-voz do vice-presidente do governo da região de Kherson.

"Hoje, a capital administrativa temporária da região de Kherson é Genichesk. Todas as principais autoridades estão concentradas lá", disse Fomin.

Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, foi concluída a transferência de um grupo de tropas russas da margem direita do Dniepre para a margem esquerda na direção de Kherson, sem perdas de equipamentos e pessoal. A então capital administrativa da região de Kherson, a cidade de Kherson, está localizada na margem direita.
Genichesk está localizada no sul da região de Kherson, na área de Arabatskaya Strelka, às margens do mar de Azov. É considerada uma cidade balneária e portuária.
Em meados de outubro, as autoridades russas decidiram reassentar os residentes de quatro municípios na margem direita do rio Dniepre devido aos constantes bombardeios ucranianos, o risco de inundações em caso de bombardeio à barragem de Kakhovka e a possibilidade de isolar as Forças Armadas russas na margem esquerda.
Como observou Sergei Surovikin, comandante do Grupo de Forças Unidas, a situação em Kherson tornou-se perigosa para a vida dos civis.
Panorama internacional
Kremlin: região de Kherson faz parte da Rússia, este status é fixo, e não pode ser alterado
No início de novembro, 115 mil pessoas foram evacuadas da margem direita, e o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, concordou em iniciar a transferência de tropas para a margem esquerda e organizar uma linha de defesa das Forças Armadas da Rússia ao longo da linha do Dniepre.
A Ucrânia continua enviando tropas para a região e bombardeando regularmente Kherson, assentamentos da região e a barragem da usina hidrelétrica de Kakhovka. Em caso de destruição da barragem, uma parte significativa da região de Kherson será inundada com água do reservatório de Kakhovka, ressalta o MD da Rússia.
Comentar