As Forças Armadas da Rússia impediram um ataque de duas companhias de infantaria motorizada do Exército da Ucrânia e mercenários poloneses na direção de Krasny Liman, resultando em 90 combatentes mortos e feridos, relatou na sexta-feira (11) o Ministério da Defesa russo.
"Na direção de Krasny Liman, ações ativas de unidades das tropas russas e fogo de artilharia preventiva interromperam um ataque de duas companhias de infantaria motorizada das Forças Armadas da Ucrânia, reforçadas por mercenários poloneses, em direção às localidades de Chervonopopovka e Ploschanka, na República Popular de Lugansk. O inimigo sofreu perdas de até 90 militares ucranianos e mercenários mortos e feridos, [e] um veículo de combate blindado", disse.
Os militares russos também teriam repelido sem perdas 33 ataques de lançadores múltiplos de foguetes Himars dos EUA e concluído a travessia do rio Dniepre até as 05h00, horário local (23h00, horário de Brasília).
Também foi evitado que companhias de infantaria motorizada da Ucrânia contra-atacassem para sul de Donetsk. A artilharia e a aviação da Rússia infligiram perdas de mais de 65 militares, um tanque e quatro veículos militares blindados, acrescentou o ministério.
Entre outros êxitos dos efetivos, artilharia, aviação, defesa antiaérea e mísseis da Rússia estão a destruição de obuseiros M777 e Akatsiya, um helicóptero Mi-8, sete drones, um depósito de munição e 32 projéteis Himars.
120 militares de Kiev, além de dois tanques, três veículos de combate de infantaria, dois veículos blindados de transporte e cinco carros, foram ainda eliminados durante seu avanço na direção de Kupyansk, enquanto as forças de Kiev na região de Kherson não avançaram mais que 10 km durante dois dias, detalhou o órgão militar russo.
"No total, durante a realização da operação militar especial, foram destruídos 333 aviões, 174 helicópteros, 2.486 veículos aéreos não tripulados, 388 sistemas de defesa antiaérea, 6.511 tanques e outros veículos de combate blindados, 885 lançadores múltiplos de foguetes, 3.569 peças de artilharia de campanha e morteiros e 7.166 unidades de veículos militares especiais", resumiu o Ministério da Defesa da Rússia.