O foguete portador Longa Marcha-7-Y6, com o cargueiro a bordo, decolou neste sábado (12) às 10h03 hora de Pequim (23h03 de sexta-feira 11, horário de Brasília) da base espacial de Wenchang, na ilha de Hainan, e às 12h10 já acoplou ao módulo Tianhe.
"Durante esta missão o acoplamento, pela primeira vez [...] levou apenas duas horas, marcando assim o recorde mundial", lê-se no comunicado.
A nave de carga levou bens consumíveis, combustível e equipamentos necessários para a permanência e o trabalho em órbita durante seis meses de três cosmonautas que partirão para a estação na espaçonave Shenzhou-15 antes do final do ano.
Atualmente na estação estão três cosmonautas que chegaram no início de junho a bordo da Shenzhou-14.
Em 2022 a China planeja lançar seis missões espaciais, incluindo dois voos tripulados, para completar a construção de sua estação orbital.
A estação espacial chinesa Tiangong ficará pronta quando os dois módulos previstos para serem lançados neste ano estiverem acoplados à sua estrutura central. No total, a primeira fase da estação vai contar com três módulos, sendo que o primeiro, chamado Tianhe, foi colocado em órbita em abril do ano passado.