Os militares dos EUA usaram 94 caminhões-petroleiros e veículos pesados carregados de petróleo e trigo para retirar os recursos naturais do país, relatou no sábado (12) a agência síria SANA.
As forças de ocupação dirigiram 44 caminhões com petróleo sírio roubado através do posto fronteiriço de Al-Swaidiya, rumo às bases americanas no Iraque, dizem as fontes. Outros 30 veículos carregados de petróleo usaram o posto de Al-Waleed para deixar a Síria.
Enquanto isso, 20 caminhões transportaram trigo até o posto fronteiriço de Semalka, também para deixar o país árabe. Todos os postos de cruzamento da fronteira levavam para o norte do Iraque.
Os EUA têm sido mencionados como constantemente contrabandeando os recursos naturais da Síria, particularmente o petróleo e trigo, mas também o gás, para fora do país, uma ação oposta à de países como a Rússia e o Irã, que são obrigados a fornecer Damasco com suas próprias provisões para evitar a fome. O último tal caso foi no domingo (6). Antes da guerra, a Síria era autossuficiente do ponto de vista alimentar.
O governo sírio não reconhece a presença de nenhumas forças estrangeiras no país, excluindo da Rússia, as quais convidou explicitamente.