Panorama internacional

Fed: inflação dos EUA deve continuar subindo, apesar da recente queda nos preços ao consumidor

Conclusões são de pesquisa divulgada nesta segunda-feira (14) pelo banco central dos EUA, que também apontou que 43% dos americanos acreditam que o desemprego vai aumentar em 2023.
Sputnik
A pressão inflacionária nos EUA deve continuar aumentando em 2023, apesar da recente queda nos preços ao consumidor. A conclusão é de uma pesquisa publicada nesta segunda-feira (14) pelo Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA.
"As estimativas para a inflação de um a três anos à frente aumentaram de 5,4% e 2,9% para 5,9% e 3,1%, respectivamente", diz a Pesquisa de Expectativas do Consumidor, publicada pelo órgão.
A projeção vem depois que o Índice de Preços ao Consumidor se expandiu em seu ritmo mais lento em nove meses, em outubro. O índice aumentou 7,7% em um período de 12 meses no mês passado, contra um crescimento de 7,9% previsto pelos economistas e contra o crescimento anual anterior, de 8,2% até setembro.
Panorama internacional
Crescimento lento e inflação alta: FMI está pessimista para economias europeias
Na mesma pesquisa, o Fed afirmou que as expectativas da população americana para o desemprego nos EUA atingiram seu nível mais alto desde abril de 2020. Quase 43% dos americanos acreditam que a taxa de desemprego aumentará no próximo ano, segundo o Fed.
"As expectativas médias para o desemprego — ou a probabilidade média de que a taxa de desemprego nos EUA será maior daqui a um ano — aumentaram para sua leitura mais alta desde abril de 2020, chegando a 42,9%", disse o Fed.
Comentar