Xi Jinping, presidente da China, disse a Joe Biden, seu homólogo dos EUA, que está pronto para realizar conversações honestas sobre questões bilaterais estratégicas, além de discutir assuntos regionais e globais.
"Em nossa reunião de hoje [14], estou pronto para ter uma troca de opiniões honesta e profunda com você sobre questões de importância estratégica para as relações sino-americanas, e também sobre questões regionais e globais. Espero ansiosamente que trabalhemos juntos para recolocar a relação bilateral no caminho do desenvolvimento saudável, em benefício das populações dos dois países", disse Xi em reunião bilateral com Biden em Bali, Indonésia, à margem da cúpula do G20.
O chefe de Estado chinês sublinhou a necessidade de trabalhar com todos os países para dar a esperança de paz e confiança na estabilidade global.
"A humanidade enfrenta desafios sem precedentes, o mundo está em uma encruzilhada, e para onde ir é uma questão que não só nós, mas todos os países, estamos pensando. O mundo espera que a China e os Estados Unidos regulem adequadamente suas relações, e nossa reunião chamou atenção do mundo", de acordo com Xi.
Segundo ele, "é necessário trabalhar com todos os países para dar mais esperança para a paz mundial, mais confiança na estabilidade global e um impulso mais forte para o desenvolvimento geral".
Posição dos EUA
Enquanto isso, Joe Biden apontou a responsabilidade que os dois países têm em ultrapassar as diferenças e trabalharem em conjunto.
"Como líderes de duas nações, temos a responsabilidade, em minha opinião, de mostrar que a China e os EUA podem superar as diferenças, evitar que a concorrência se transforme em conflito e encontrar maneiras de trabalhar juntos em questões mundiais urgentes, que requerem nossa cooperação mútua", comentou o presidente americano.
Para Biden, o mundo espera que os dois países desempenhem um papel fundamental na resolução dos desafios globais, desde a mudança climática até a segurança alimentar, e afirmou que Washington está pronto para trabalhar com Pequim sobre estas questões.
O presidente dos EUA expressou igualmente a esperança de um diálogo aberto e honesto contínuo, que "sempre tivemos".
Trata-se do primeiro encontro entre Biden e Xi como chefes de Estado, depois que eles tiveram várias conversações remotas desde janeiro de 2021.