O presidente Jair Bolsonaro (PL) nomeou nesta sexta-feira (18) o ex-ministro do Turismo Gilson Machado para presidir a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) nos próximos quatro anos. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União.
Gilson Machado foi ministro do Turismo de Bolsonaro entre dezembro de 2020 e março de 2022, quando deixou o cargo para concorrer ao Senado pelo estado de Pernambuco nas eleições deste ano, sendo derrotado por Teresa Leitão (PT). Ele é popularmente conhecido como "ministro sanfoneiro" por ter aparecido em várias lives de Bolsonaro tocando sanfona.
A nomeação de Machado, no entanto, corre o risco de ter duração curta. Isso porque caberá ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), manter ou não as nomeações feitas por Bolsonaro a partir do ano que vem.
Segundo noticiou o jornal O Globo, o deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ), que integra a equipe de transição, já se posicionou contra a nomeação de Machado, indicando que ele deve ser exonerado em janeiro, quando o novo ministro do Turismo tomar posse.
"A Embratur é uma empresa estratégica. Não tem cabimento o Bolsonaro escolher alguém para ficar lá pelos próximos quatro anos", disse Freixo.