Steve Mnuchin, ex-secretário do Tesouro dos EUA (2017-2021), opinou na sexta-feira (18) que a ideia do teto de preço ao petróleo da Rússia "não só não era viável, como acho que é a ideia mais ridícula que já ouvi".
Mnuchin, que durante a administração de Donald Trump dirigiu os regimes de sanções impostas à Venezuela e ao Irã, disse que elas poderiam ter tido "um grande impacto" no raciocínio da Rússia se tivessem sido impostas antes de ela ter iniciado a operação especial na Ucrânia, em fevereiro de 2022.
"Acho que o problema agora é que há opções limitadas [...] há partes do mundo que estão agora comprando petróleo russo fora das sanções dos EUA", disse ele.
"Mas olhe, um teto de preço, o mercado vai estabelecer o preço. Então, se você colocar sanções a preços mais altos, de certa forma você só está piorando a situação, na minha opinião."
A administração de Joe Biden e o G7 têm pressionando outros países a adotar um preço máximo arbitrário nas exportações russas do petróleo para reduzir o financiamento da Rússia. No entanto, muitos economistas duvidam da eficácia da iniciativa por sua natureza antimercado, especialmente em um recurso tão essencial e volátil. Moscou avisou repetidamente que não venderá petróleo a países que participarem do esquema.
É planejado que o teto de preço do petróleo entre em vigor em 5 de dezembro, enquanto em 5 de fevereiro de 2023 ele será aplicado também aos produtos petrolíferos russos.