"A Rússia criou um sistema de reconhecimento e ataque (RUS, na sigla em russo) que inclui tanto veículos aéreos não tripulados de reconhecimento de várias classes como drones de ataque da empresa ZALA Aero", disse fonte.
O sistema RUS "foi testado no decorrer da operação especial e demonstrou alta eficácia na detecção e destruição [...] de alvos típicos como concentrações de forças militares, veículos blindados, sistemas de artilharia e sistemas de defesa antiaérea do adversário", explicou o interlocutor à agência.
A fonte acrescentou que, "em particular, o sistema inclui drones de reconhecimento ZALA 421-16E, que também atuam como retransmissores do sinal, e também munições vagantes [drones kamikaze] Izdelie-51, Izdelie-52 e Kub".
Anteriormente outra fonte relatou à Sputnik que na operação especial na Ucrânia as Forças Armadas da Rússia já usaram várias centenas dos referidos drones kamikaze.
O drone Kub pode alcançar uma velocidade máxima de 130 quilômetros por hora e transportar uma carga de três quilos de explosivos.