Neste sábado (19), a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, conversou brevemente com o líder chinês Xi Jinping no âmbito do fórum da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) na Tailândia.
Segundo Harris, o breve encontro entre os dois significa "mais um passo para manter as linhas de comunicação abertas entre as duas maiores economias".
Hoje [19] em Bangkok, cumprimentei o Presidente Xi antes do Retiro dos Líderes da APEC. Observei uma mensagem-chave que o presidente Biden enfatizou em sua reunião de 14 de novembro com o presidente Xi: devemos manter linhas de comunicação abertas para administrar com responsabilidade a competição entre nossos países.
O pequeno encontro entre eles ecoou de perto o comentário do presidente, Joe Biden, a Xi em uma reunião entre os dois líderes no início da semana sobre a China e os EUA manterem as linhas de comunicação abertas.
Mais tarde, Harris participou de uma cerimônia de transferência na qual o primeiro-ministro tailandês, Prayuth Chan-ocha, entregou a presidência da APEC aos Estados Unidos, que sediará as reuniões do grupo no ano que vem, segundo a AP News.
As relações entre Washington e Pequim sofreram atritos sobre comércio e tecnologia, as reivindicações da China à ilha de Taiwan, a pandemia e a maneira como Pequim lidou com Hong Kong, direitos humanos e outras questões.