EUA vão implantar mais de 100 drones navais no golfo Pérsico, segundo mídia

Uma força-tarefa liderada pelos EUA será responsável pela implantação de mais de 100 embarcações não tripuladas nas águas estratégicas da região do golfo Pérsico para evitar "ameaças marítimas".
Sputnik
O anúncio foi feito pelo general Michael Kurilla, do Comando Central dos EUA, citado pelo jornal Times of Israel, depois de os israelenses e os norte-americanos culparem os iranianos por um ataque com drones na costa de Omã, atingindo um navio-tanque operado por uma empresa israelense.
"Até o próximo ano, a Força-Tarefa 59 reunirá uma frota de mais de 100 embarcações não tripuladas de superfície e submarinas operando em conjunto, comunicando-se e fornecendo conhecimento do domínio marítimo", afirmou.
A Força-Tarefa 59 foi criada em setembro de 2021 no Barém, onde está situada a 5ª Frota da Marinha dos EUA, com a missão de integrar os sistemas não tripulados e inteligência artificial às operações no Oriente Médio.
Operação militar especial russa
Mídia: sob pressão dos EUA, Israel comprou 'materiais estratégicos' de cifra milionária para Ucrânia
Além destas embarcações não tripuladas, os EUA estão "construindo um programa experimental" na região para vencer os drones adversários com o apoio dos aliados.
Comentar