O tremor foi registrado às 13h03 de terça-feira (22) no horário local (23h03 de segunda-feira, 21, em Brasília). O epicentro do abalo sísmico está localizado 15 quilômetros a sudoeste da vila de Malango, com uma profundidade de 10 quilômetros, segundo a agência.
Primeiramente, o USGS havia divulgado uma magnitude de 7,3 do terremoto, mas depois retificou para 7,0.
Um alerta emitido pelo Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico (PTWC, na sigla em inglês) em Honolulu, no Havaí, informou que há a previsão de "ondas de tsunami perigosas" de até um metro acima do nível da maré em algumas costas da região.
O Centro Sismológico Euro-Mediterrâneo (CSEM, na sigla em inglês) documentou posteriormente um tremor secundário de magnitude 6,0. A agência observou que o segundo terremoto ocorreu cerca de quatro minutos após o terremoto inicial.
Ainda não há detalhes sobre possíveis danos estruturais ou vítimas.
O abalo ocorre menos de 24h depois de um terremoto de magnitude 5,6 que atingiu a província de Java Ocidental, na Indonésia, nesta segunda-feira (21), e deixou 160 mortos. O tremor ocorreu às 13h21 no horário local (03h21 no horário de Brasília). Segundo o governador da província, Ridwan Kamil, mais de 13 mil pessoas que tiveram as casas danificadas foram levadas a abrigos.