Caças da FAB decolam simultaneamente para combate aéreo durante exercício Tínia (VÍDEO)

A Força Aérea Brasileira divulgou um vídeo mostrando as aeronaves A-1M decolando da Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, para realizarem missões durante o exercício Tínia 2022.
Sputnik
Nas imagens, é possível observar as aeronaves da FAB se preparando e realizando decolagem simultânea, provavelmente como parte do treinamento de missões compostas, quando várias aeronaves decolam simultaneamente para simular o combate aéreo.
Desenvolvido pelo Brasil em parceria com a Itália, o caça A-1 entrou em operação na FAB em 1989, posteriormente, em 2013, o Esquadrão Adelphi recebeu o primeiro A-1M, a versão modernizada com radar multimodo Scipio SCP-01, sistemas de navegação e mira atualizados, bem como novos equipamentos para enganar os sistemas de guiagem de mísseis inimigos.
Além disso, a versão modernizada conta com uma cabine mais moderna com indicadores digitais preparados para uso com óculos de visão noturna.
O Exercício Operacional Tínia, realizado até o dia 27 de novembro nas Alas 3 e 4, em Canoas e Santa Maria, no Rio Grande do Sul, tem como objetivo manter a operacionalidade da Força Aérea Brasileira e seus Esquadrões Aéreos, bem como dos Controladores de Tráfego Aéreo, Grupos de Defesa Antiaérea e de Comunicações e Controle.
Comentar