"A Gazprom registra a liquidação de gás russo, destinado a entrega a consumidores moldavos sob contrato com a Moldovagaz, na Ucrânia", disse a empresa no Telegram.
Segundo a Gazprom, o volume de gás fornecido à estação de medição de gás de Sudzha para trânsito à Moldávia através do território da Ucrânia excede o volume físico transmitido na fronteira da Ucrânia com a Moldávia. Ou seja, o volume de gás que sai da Ucrânia é menor do que o volume que entra.
A Gazprom informou que começará a reduzir as entregas de gás à Ucrânia se o desequilíbrio no trânsito de gás para a Moldávia persistir.
"Se o desequilíbrio no trânsito via Ucrânia para os consumidores moldavos persistir, em 28 de novembro, a partir das 10h00, a Gazprom começará a reduzir o fornecimento de gás à estação de medição de gás de Sudzha para trânsito via Ucrânia com uma subentrega diária", comunicou a empresa.
Nesta terça-feira (22), os suprimentos da Gazprom para Sudzha para trânsito via Ucrânia totalizaram 42,9 milhões de metros cúbicos por dia.