Nesta quinta-feira (24), a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que o bloco europeu está preparando a nona rodada de sanções contra a Rússia.
"Estamos trabalhando duro para atingir a Rússia onde dói e reduzir ainda mais sua capacidade de travar uma guerra [operação] contra a Ucrânia. E posso anunciar hoje [24] que estamos trabalhando a todo vapor em um nono pacote de sanções", afirmou von der Leyen durante uma visita à Finlândia, segundo a Reuters.
Entretanto, a presidente não forneceu detalhes sobre quais medidas uma nova rodada de sanções da UE poderia conter, mas comentou sobre o teto de preço para o petróleo russo.
"E estou confiante de que muito em breve aprovaremos um teto de preço global para o petróleo russo com o G7 e outros grandes parceiros, não descansaremos até que a Ucrânia tenha vencido Putin e sua guerra [operação] ilegal […]", afirmou.
A primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a primeira-ministra da Estônia, Kaja Kallas, e o vice-primeiro-ministro da Suécia, Ebba Busch, em uma coletiva de imprensa na Finlândia, em 24 de novembro de 2022
© AFP 2023 / Emmi Korhonen
No mês passado, a UE deu a aprovação final ao seu oitavo lote de sanções por conta da operação, incluindo mais restrições ao comércio de produtos siderúrgicos e tecnológicos.
O Parlamento Europeu designou na quarta-feira (23) a Rússia como um Estado patrocinador do terrorismo. Em resposta, a chancelaria russa disse que o bloco europeu deveria se chamar "patrocinador da estupidez", conforme noticiado.