Ontem (24), o filho do ex-governador Sérgio Cabral, José Eduardo Cabral, se entregou à Polícia Federal após receber mandado de prisão no âmbito da Operação Smoke Free, deflagrada pela PF na quarta-feira (23).
Hoje (25), José Eduardo será transferido para o Batalhão Especial Prisional da PM, onde o pai está preso. A unidade de Niterói recebe policiais militares e detentos com direito à prisão especial, relata o UOL.
O filho do ex-governador passou sua primeira noite detido no presídio Frederico Marques, em Benfica, segundo informações da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) relatadas pela mídia. Mas ainda não se sabe se ele ficará na mesma cela de Sérgio Cabral.
A investigação da PF sobre José Eduardo começou em 2020, com a corporação identificando um grupo criminoso que falsificava a emissão de notas fiscais, além de transportar e vender cigarros oriundos de facções e milícias. A quadrilha é responsável por um prejuízo à União estimado em cerca de R$ 2 bilhões.
Os investigados da Operação Smoke Free podem responder pela prática de crimes de sonegação fiscal, duplicata simulada, receptação qualificada, corrupção ativa e passiva, lavagem de capital e evasão de divisas. Somadas, as penas chegam a 66 anos de prisão, de acordo com a mídia.
Já Sérgio Cabral, responde a 33 processos e foi condenado em 22 deles, somando penas de 407 anos de prisão no âmbito da Operação Lava Jato. Ele está preso desde novembro de 2016.