Os disparos ocorreram na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Primo Bitti e em uma escola particular na mesma rua.
Conforme informou o G1, de acordo com informações da Polícia Militar, o autor do ataque seria um aluno do período da tarde da escola estadual Primo Bitti.
Ele começou o ataque abrindo fogo desde que chegou à escola estadual e foi até a sala dos professores. Na unidade, duas pessoas foram mortas.
Em seguida, ele partiu de carro para a escola particular, deixando mais uma pessoa morta.
A polícia e o governo estadual ainda não divulgaram quem é o autor dos disparos e qual foi a motivação do crime.
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), lamentou o episódio no Twitter.
"Com sentimento de pesar e muita tristeza, estou acompanhando de perto a apuração da invasão nas Escolas Primo Bitti e Darwin, em Aracruz. Todas as nossas forças de segurança estão empenhadas. Determinei o deslocamento dos Sec. de Segurança e Educação para acompanhar os trabalhos", disse o governador.
O senador eleito Flávio Dino (PSB-MA), coordenador do grupo técnico de Justiça e Segurança Pública do gabinete de transição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também lamentou o ocorrido e se solidarizou com as famílias das vítimas.
"Minha profunda solidariedade às famílias das vítimas dos ataques a tiros nas escolas no Espírito Santo. Que Deus receba as vítimas e console seus familiares, colegas, amigos", escreveu no Twitter.