Em 2015, a sonda espacial interplanetária da NASA, a New Horizons, tornou-se a primeira espaçonave a visitar Plutão e explorar a Órbita do Cinturão de Kuiper, região em forma de disco que se estende até o sistema solar externo.
Em uma imagem de Plutão divulgada neste domingo (27), a NASA confirmou que a fotografia foi tirada a uma distância de 35.445 km, possibilitando "chegar às verdadeiras cores de Plutão".
Imagem mostra as verdadeiras cores de Plutão, incluindo o "coração" do planeta anão – uma geleira do tamanho do Texas e Oklahoma feito de nitrogênio e metano
© Foto / NASA/Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins/Southwest Research Institute/Alex Parker
Em uma publicação nas redes sociais, a agência espacial dos EUA afirma que a imagem deixa nítido também o "coração" do planeta anão, uma "geleira do tamanho do Texas e Oklahoma feita de nitrogênio e metano".
"A superfície de Plutão é rachada e cheia de crateras, colorida de branco, bege e vermelho acastanhado. Branco e castanho descem na parte superior da foto para encontrar a superfície marrom-avermelhada. O 'coração' parcialmente visível pode ser visto em branco", explicou a NASA.
Plutão foi descoberto em 1930 e é considerado o nono planeta do Sistema Solar. No entanto, foi rebaixado em 2006 e reclassificado como um planeta anão.
A New Horizons voou por Plutão há sete anos e explorou suas luas no verão de 2015. Em 2019, a NASA concedeu outra extensão de missão para a New Horizons, que manterá a espaçonave funcionando até 2025.