Notícias do Brasil

Apoio do partido a Lira 'já está explícito', diz líder do PT na Câmara; jornal estima 400 votos

A bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) deve apoiar a reeleição de Arthur Lira (PP-AL) à Presidência da Câmara dos Deputados, em prol da governabilidade do futuro governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, informou o jornal Folha de S.Paulo.
Sputnik
De acordo com a mídia, o anúncio pode ser feito na terça-feira (29). A decisão deverá ser seguida também pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), do vice de Lula, Geraldo Alckmin.
O apoio vinha sendo estudado desde a semana passada, segundo o jornal, mas ainda esbarrava em alguns obstáculos, já que a legenda de Lira é aliada do Partido Liberal (PL), do presidente Jair Bolsonaro.
Lira teria promessas já feitas ao PL e também ao União Brasil, escreve a Folha. Pelos acordos, nos próximos dois anos os dois partidos revezariam a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), uma das mais prestigiadas da Casa. Além disso, Lira estaria dificultando uma possível participação do PT na futura mesa diretora.
Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados durante reunião do colegiado destinada a votar parecer sobre a Reforma da Previdência. Foto de arquivo
Assim, a solução articulada pelo líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG), diz o jornal, foi mobilizar um bloco formado por partidos que apoiam o governo de Lula — a federação do PT (PV e PCdoB), o PSB e a federação Psol–Rede — com a expectativa de atrair as bancadas de PSD, União Brasil e MDB para tornar possível a negociação de cargos na mesa diretora e de espaços em comissões importantes, como a própria CCJ.
Nesta segunda-feira (28), o deputado José Guimarães (PT-CE) afirmou que o apoio do partido a Lira "já está explícito". "Provavelmente amanhã [será feito o anúncio]. Governabilidade é o interesse do governo", disse.
Conforme publicou o jornal O Estado de S. Paulo, Lira está com a reeleição à presidência da Câmara praticamente garantida. Com a sinalização de diversos partidos, a mídia estima que ele tenha mais de 400 dos 513 deputados ao seu lado.
Notícias do Brasil
José Múcio Monteiro pode assumir chefia do Ministério da Defesa de Lula, diz mídia
Comentar