"O FSB impediu uma série de atos terroristas em locais de concentração de pessoas no território da região de Zaporozhie. Três cidadãos ucranianos foram detidos em Melitopol a caminho do local de implantação de um dispositivo explosivo em um dos mercados da cidade", informa o comunicado do serviço russo.
"Dois [dos criminosos] anteriormente tinham sido condenados por crimes graves no território da Ucrânia e já confessaram que agiram a mando dos serviços secretos ucranianos com o objetivo de aterrorizar a população civil da região de Zaporozhie", acrescenta a nota.
Destaca-se que no interior do veículo dos detidos foram encontrados componentes de um dispositivo improvisado (explosivos plásticos e detonadores elétricos). Nos apartamentos dos indivíduos foram ainda apreendidas duas pistolas com munição e uma granada.
Um dos detidos suspeitos afirmou que na Ucrânia lhe foi oferecida "cobertura" após ele cometer um roubo, em troca de "ações de sabotagem" em Melitopol.
"Eu morava na Ucrânia, lá cometi um roubo com um amigo. Fomos contatados por um agente das forças policiais com uma proposta de que seríamos dispensados [do crime] e que iríamos a Melitopol para cometer sabotagem", disse um dos detidos.
Os suspeitos foram levados para Moscou, onde contra ele foram iniciados vários processos criminais.