"O Departamento de Estado tomou uma decisão aprovando uma possível venda militar estrangeira ao governo do Catar de sistemas de aeronaves não tripuladas baixas, lentas e pequenas (FS-LIDS) [...] e equipamentos relacionados por um custo estimado de US$ 1 bilhão", disse o órgão em comunicado à imprensa.
Conforme a nota divulgada, o acordo servirá para promover os objetivos de política externa e segurança nacional dos Estados Unidos, "contribuindo para o fortalecimento da segurança de um país amigo, que é uma força importante em termos de estabilidade política no Oriente Médio".
"A proposta de venda dessas armas e equipamentos relacionados não mudará o equilíbrio militar básico na região. Os principais contratantes serão Raytheon, SRC e Northrop Grumman", informou a agência.
O Departamento de Estado já notificou oficialmente o Congresso estadunidense sobre a decisão. Os parlamentares agora têm um mês para revisar o possível acordo e decidir pelo veto ou pela autorização da medida.
Os "equipamentos relacionados" incluem 200 interceptores do sistema de aeronaves não tripuladas Raytheon Coyote, o Sistema de Combate Eletrônico Não Tripulado (CUAEWS, na sigla em inglês), lançadores Coyote, radares do sistema de radiofrequência multifuncional de banda Ku (KuMRFS, na sigla em inglês) e Comando e Controle de Defesa Aérea de Área Avançada (FAAD C2, na sigla em inglês).