De acordo com a Autoridade de Antiguidades de Israel, o escaravelho tinha a imagem de um faraó egípcio esculpida, mostrando uma cena representando a concessão de legitimidade a um governante.
Além disso, a instituição, citada pelo jornal The Jerusalem Post, informou que no lado mais plano do objeto estava esculpida uma figura em pé, com uma cabeça alongada supostamente representando a coroa do faraó egípcio.
Escaravelho de 3 mil anos mostrando hegemonia egípcia é descoberto em Israel
© Foto / Gilad Stern/Autoridade de Antiguidades de Israel
Para os especialistas, a cena representa a realidade geopolítica que prevalecia em Canaã durante o final da Idade do Bronze, quando os governantes locais viviam sob a hegemonia política e cultural egípcia.
Os escaravelhos costumavam ser usados pelos egípcios, mas centenas deles foram descobertos em Israel ao longo do tempo, tanto que o recém-encontrado objeto parece ser uma das imitações daqueles fabricados pelos egípcios.
Estes escaravelhos têm a forma de besouros, que os egípcios acreditavam representar Deus por rolarem as bolas de esterco duas vezes maiores que eles para armazenar seus descendentes nelas.