"Na zona da operação militar especial, os militares russos usam drones de mergulho desenvolvidos pela [empresa russa de tecnologia] ZALA Aero, que aumentam a eficácia na destruição de veículos blindados ucranianos — principalmente tanques", disse a fonte.
O drone kamikaze, nesse modo, "mergulha quase verticalmente em veículos blindados, atingindo tanques na superfície, na torre ou no compartimento do motor".
"Isso garante a penetração certeira no tanque, com a incapacitação de suas unidades e a derrota da tripulação. Muitas vezes isso leva à detonação da munição do veículo", disse a fonte.
O interlocutor acrescentou que o modo de mergulho é fornecido pelo software dos drones e, portanto, não exige nenhuma qualificação excepcional do operador.
As Forças Armadas da Rússia já usaram centenas de munições conhecidas como drones kamikaze na Ucrânia, como drones Kub e os Izdeliye modelos 51 e 52.
Drones kamikaze são uma classe de veículos aéreos não tripulados capazes de voar por um longo tempo na área demarcada como alvo, realizando uma busca.
Quando um alvo é detectado, tal drone o atinge como um míssil guiado ar-superfície, destruindo-se completamente no ataque.