Na primeira partida do dia, os Países Baixos venceram a seleção dos Estados Unidos por 3x1 com gols de Dumfries, Blind e Memphis Depay no estádio Internacional Khalifa. O tento dos norte-americanos foi marcado por Wright.
Já a Argentina venceu a Austrália por 2x1 no estádio Ahmad Bin Ali com gols de Lionel Messi e Julián Alvarez. O gol dos australianos foi marcado contra pelo argentino Enzo Fernández.
Com os resultados, Argentina e Países Baixos se enfrentam agora nas quartas de final. A partida será disputada na sexta-feira (9), no estádio Lusail, às 16h.
Denzel Dumfries, na parte inferior, é abraçado por um colega de seleção após marcar o terceiro gol dos Países Baixos contra os Estados Unidos nas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar, em Doha, 3 de dezembro de 2022
© AP Photo / Ashley Landis
Confronto clássico tem vantagem argentina no mata-mata
Esse será o sexto confronto entre as duas seleções na Copa do Mundo. O histórico tem duas vitórias para cada lado e um empate. Na fase de mata-mata, porém, a Argentina tem vantagem com duas vitórias e apenas uma derrota.
Em 1978, a Argentina venceu os Países Baixos na final da Copa por 3x1, no jogo mais importante entre as duas seleções. Em 2014, os dois times empataram em 0x0 no tempo regulamentar da semifinal, sendo que os sul-americanos avançaram nos pênaltis.
Já em 1998, os argentinos perderam para os europeus nas quartas de final por 2x1. O maior placar no confronto direto entre Argentina e Países Baixos ocorreu em 1978, quando a chamada "laranja mecânica" goleou os argentinos por 4x0 na fase de grupos.
A Argentina já venceu a Copa do Mundo duas vezes — em 1978 e em 1986. Já os Países Baixos têm a seleção que mais vezes chegou à final do Mundial sem vencer nenhuma vez. O time perdeu as finais de 1974, 1978 e 2010.