Panorama internacional

Lukashenko: Belarus e Rússia desenvolverão posição conjunta de defesa

Neste sábado (3), o presidente de Belarus, Aleksandr Lukashenko, declarou que Minsk e Moscou desenvolverão uma posição comum para proteger a integridade territorial do Estado da União — tratado supranacional de integração entre Rússia e Belarus.
Sputnik
A declaração de Lukashenko ocorreu durante visita do ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, a Belarus. Durante o encontro, Lukashenko mencionou uma conversa telefônica que teve com o presidente russo, Vladimir Putin, na sexta-feira (2).
"Ele [Putin] me telefonou ontem. Discutimos a situação em torno de Belarus e da Rússia durante muito tempo. Ele disse que você [Shoigu] estará aqui e que continuaremos esta discussão. Iremos desenvolver uma posição comum sobre as nossas ações futuras para proteger a nossa integridade territorial", disse Lukashenko.
Presidente russo Vladimir Putin e o presidente bielorrusso Aleksandr Lukashenko durante a reunião do Supremo Conselho de Estado da União da Rússia e Bielorrússia, Minsk, Bielorrússia (foto do arquivo)
Shoigu chegou a Minsk neste sábado (3) para realizar reuniões com o seu homólogo belarusso, Viktor Khrenin, e discutir assuntos urgentes relativos à cooperação militar bilateral.
Os chefes da Defesa da Rússia e de Belarus assinaram um protocolo relacionado a um acordo bilateral de 1997 sobre a garantia conjunta de segurança regional.
Rússia e Belarus integram o chamado Estado da União, uma organização supranacional criada 1999 com o objetivo de aprofundar a relação entre os países por meio da integração econômica e de defesa.
Comentar