A 5ª Frota da Marinha dos Estados Unidos comunicou neste sábado (3) que interceptou uma traineira de pesca que contrabandeava "mais de 50 toneladas de cartuchos de munição, fusíveis e propelentes para foguetes" no golfo de Omã ao longo de uma rota marítima do Irã para o Iêmen em 1º de dezembro.
"Foi encontrado mais de um milhão de cartuchos de munição de 7,62 mm; 25.000 cartuchos de munição de 12,7 mm; cerca de 7.000 fusíveis de proximidade para foguetes; e mais de 2.100 quilos de propelente usados para lançar granadas propelidas por foguetes", diz o comunicado.
O vice-almirante norte-americano, Brad Cooper, disse que "esta interdição significativa mostra claramente que a transferência ilegal de ajuda letal e o comportamento desestabilizador do Irã continuam", acrescentando que "as forças navais dos EUA continuam focadas em dissuadir e interromper atividades marítimas perigosas e irresponsáveis na região".
No dia 15 de novembro, a 5ª Frota dos EUA também interceptou um navio de pesca que transportava "enorme quantidade de material explosivo", conforme noticiado.