A embaixada da Ucrânia em Lisboa recebeu na tarde desta segunda-feira (5) dois envelopes suspeitos que fizeram com que a equipe de trabalho chamasse a polícia para averiguar seu conteúdo, de acordo com fontes da Unidade Especial de Polícia à agência Lusa.
A embaixada da Ucrânia em Lisboa confirmou à mídia que chamou a Polícia de Segurança Pública depois de ter identificado "correspondência suspeita" à exemplo do que ocorreu recentemente na Espanha.
Na última quinta-feira (1º), os serviços de segurança espanhóis encontraram mais uma carta-bomba — a sexta — através de uma análise de raios-X durante a madrugada, desta vez na base aérea de Torrejón de Ardoz, na periferia de Madri.
Ao todo, a polícia espanhola relatou uma série de seis destinatários de envelopes com artefatos explosivos na última semana.
Na quarta-feira (30), a mídia local divulgou que foi encontrado um pacote com um explosivo na embaixada da Ucrânia em Madri, endereçado ao embaixador ucraniano. Um funcionário ficou levemente ferido ao abrir a encomenda. A segunda carta-bomba foi identificada em uma fábrica de armamento da Instalaza em Saragoça. O Ministério de Defesa da Espanha também foi alvo dos atentados.
Se confirmados, os novos envelopes explosivos na embaixada de Lisboa vão ser mais dois na lista de atentados à embaixadas ucranianas na Europa.