As autoridades espanholas anunciaram nesta segunda-feira (5) a descoberta e o desmantelamento de uma rede de tráfico de drogas acusada de transportar maconha em um falso comboio humanitário para a Ucrânia.
A droga, após chegar à Ucrânia, era enviada a vários países europeus, segundo informações do jornal Levante-EMV. A quadrilha era constituída por cidadãos alemães, espanhóis e marroquinos, mas sobretudo por ucranianos que tinham o estatuto de refugiados na Espanha.
De acordo com a Guarda Civil espanhola, um total de 30 pessoas foram detidas no âmbito dessa operação, realizada em várias cidades da comunidade da Andaluzia, no sul do país, incluindo Sevilha, Málaga e Granada.
Para exportar a droga, "eles escondiam a maconha em caixas de papelão" que passavam como "provisões e ajuda humanitária para a Ucrânia", esclareceram as autoridades espanholas.
Uma falsa "caravana de solidariedade" foi montada para isso, com furgões registrados na Ucrânia. Os traficantes "pensaram assim passar despercebidos durante os controles policiais e fronteiriços".
Fontes explicaram que a droga estava viajando entre "ajuda real", ou seja, entre provisões como alimentos e agasalhos.
As investigações permitiram que duas vans registradas na Ucrânia fossem interceptadas em território espanhol com um total de 109 quilos de maconha embalada a vácuo escondida em caixas de papelão.
Durante a operação foram apreendidos alguns milhões de reais, seis armas de fogo e 2.500 pés de maconha, segundo a Guarda Civil da Espanha.