Panorama internacional

Pyongyang diz ter aberto fogo de artilharia em resposta a disparos sul-coreanos na linha de contato

As tropas norte-coreanas abriram fogo de artilharia nesta terça-feira (6) em resposta a disparos conduzidos pelo Exército sul-coreano na área adjacente à zona-tampão, disse o Estado-Maior do Exército Popular da Coreia (KPA, na sigla em inglês).
Sputnik
Coreia do Sul lançou vários projéteis de sistemas de lançamento múltiplo de foguetes e de obuseiros na área adjacente à linha de contato por volta das 09h15, do horário local, nesta terça-feira (6), de acordo com o Estado-Maior do KPA.

"O Estado-Maior do Exército Popular da Coreia emitiu um alarme de prontidão de combate para emergências e uma instrução urgente sobre o reforço da vigilância da situação inimiga a unidades de todos os níveis, incluindo as unidades de artilharia de frente do Exército Popular e uma ordem às unidades de artilharia da frente envolvidas em disparos de projéteis [reais] para o mar com o objetivo de alertar para uma contração imediata e poderosa", lê-se em comunicado do Estado-Maior, citado pela Agência Central de Notícias da Coreia do Norte (KCNA).

Além disso, o Exército norte-coreano incitou o lado sul-coreano a "pôr um fim imediato à ação militar provocativa na área adjacente ao front", acrescenta a nota.
Japão planeja adquirir 500 mísseis americanos capazes de destruir alvos na China e Coreia do Norte
Na segunda-feira (5), a Coreia do Norte disparou mais de 130 projéteis de artilharia em direção ao mar do Japão (também conhecido como mar do Leste) e ao mar Amarelo em resposta aos exercícios militares sul-coreanos perto da fronteira.
Comentar