Washington pediu a Tóquio para que ajude a impedir que a China desenvolva semicondutores de alto porte, de acordo com a agência japonesa Kyodo.
A publicação de sábado (10) indicou que Gina Raimondo, secretária do Comércio dos EUA, falou para isso com Yasutoshi Nishimura, ministro da Indústria do Japão, como parte de um compartilhamento de estratégias contra a China, segundo uma fonte.
Trata-se da primeira tal solicitação dos EUA sobre a questão a nível governamental, escreve a Kyodo.
Em outubro o governo dos EUA iniciou a aplicação de grandes controles de exportação à China, para supostamente privar Pequim da possibilidade de treinar sistemas de inteligência artificial e usar aplicativos avançados nas áreas militar e de vigilância.
Desde então os EUA têm estado em conversações com países como o Japão, Coreia do Sul e Países Baixos para impedir que eles forneçam componentes de alta tecnologia que permitiriam à China desenvolver seu setor de semicondutores, relatou na quarta-feira (7) a agência norte-americana Bloomberg.
No entanto, em julho a chinesa Semiconductor Manufacturing International Corporation (SMIC) foi confirmada como tendo produzido microchips de 7 nanometros, uma das variantes mais avançadas nessa área.