Um escultor do Canadá usou um modelo tridimensional do crânio de Tutancâmon para fazer a reconstrução "mais realista" da face do faraó egípcio, que reinou de 1332 a.C. até sua morte em 1323 a.C.
Será esta a face de Tutancâmon? Parece demasiado velho?
"Trabalhamos a partir do modelo tridimensional do crânio, e depois adicionamos as camadas musculares", disse Andrew Nelson da Western University canadense, responsável pelo escaneamento de tomografia computadorizada, ao jornal britânico The Mirror, citado na quinta-feira (8).
Marcadores de tecido também foram utilizados durante o processo para indicar a profundidade da carne em diferentes áreas, com base em egípcios modernos.
"A anatomia de seu crânio guiou a reconstrução facial, então eu acho que é uma aparência muito mais realista do que qualquer das que tenhamos visto no passado", acrescentou ele.
Christian Corbet, o escultor canadense, explicou que a reconstrução forense não inclui orelhas ou expressões, então teve de ser "mais criativo" para "abrir os olhos", "direcionar os olhos e talvez erguer um pouco os lábios".
Os pesquisadores também adicionaram à face uma "jepresh", como são chamadas as coroas de guerra egípcias.
"Isso foi criativo, mas isso foi também referenciado nas esculturas da época de Tutancâmon retratadas com a coroa", assinalou ele.
"[...] Novamente, não houve fabricação de características, mesmo as orelhas foram cuidadosamente pensadas por todos nós", disse Christian Corbet.
Corbet notou que o próximo passo agora é construir "os músculos camada por camada até a reconstrução forense estar completa".