Panorama internacional

Sérvia convoca reunião emergencial após incidentes no Kosovo

Devido à gravidade da situação na fronteira entre a Sérvia Central e a província do Kosovo, o chefe de Estado sérvio marcou uma reunião de emergência hoje (11).
Sputnik
Aleksandar Vucic, presidente da Sérvia, convocou uma reunião emergencial para a noite deste domingo (11) após o agravamento das tensões no norte do Kosovo, escreve o portal Novosti.
A reunião foi marcada para as 19h00 (horário local, 15h00, no horário de Brasília).
No sábado (10) Vucic disse que seu governo enviaria um pedido oficial ao comando da missão KFOR da OTAN para destacar a polícia e o Exército sérvios no Kosovo e Metóquia.
Os sérvios do Kosovo ergueram nesse dia barricadas nas estradas do norte do território devido à detenção pelas autoridades kosovares de Dejan Pantic, um ex-policial da república autoproclamada. Pantic, que juntamente com outros policiais sérvios dos escritórios do Ministério do Interior no norte da província, renunciou em novembro, foi detido no sábado (10) no posto de comando de Jarinje quando saía da Sérvia Central, por suspeita de "terrorismo".
Os manifestantes montaram tendas durante a noite para ficarem de guarda nas barricadas. A polícia do lado do Kosovo do posto de controle de Jarinje bloqueou a entrada na província para carros e pedestres da Sérvia Central, a norte da província.
Panorama internacional
'Desapontados': EUA instam Kosovo e Sérvia a diminuir tensões, diz porta-voz Ned Price
Maria Zakharova, representante especial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, criticou o envolvimento da União Europeia (UE) no conflito.
"Bem, por que 'inação'? Esta é exatamente a situação que a UE vem, basicamente, modelando há anos", escreveu ela no seu canal Telegram, comentando as palavras de Ana Brnabic, primeira-ministra da Sérvia, que afirmou que o país está à beira da guerra por causa do primeiro-ministro do Kosovo e da inação do bloco europeu.
Comentar