Panorama internacional

Biden afirma que EUA poderão superar China no crescimento pela 1ª vez desde 1976

Sem citar fontes específicas, o presidente dos EUA deixou no ar a possibilidade de o país crescer mais rápido que o Estado descrito como maior "desafio estratégico" pela sua administração.
Sputnik
Joe Biden, presidente dos EUA, afirmou no domingo (11) que a economia do país poderá superar a da China em crescimento.
Especialistas independentes até projetaram que a economia dos EUA poderá crescer mais rápido que a da China neste ano.
Isso não acontece desde 1976.
Biden não revelou em que dados ou especialistas se baseou para chegar a esta conclusão, mas em maio a agência norte-americana Bloomberg previu que em 2022 a economia da China cresceria 2%, enquanto a dos EUA conseguiria um aumento de 2,8%.
O menor crescimento da China atual, declarada como maior "desafio estratégico" da administração Biden, foi explicado pela Bloomberg como sendo devido à política de tolerância zero com relação à COVID-19, que, entretanto, começou a ser relaxada. Os especialistas da agência creem que uma economia reaberta no final deste ano não chegaria para permitir um aumento de 5%.
Entretanto, o especialista S. L. Kanthan citou dados da Goldman Sachs para negar tal cenário.
Sou sempre gentil com pessoas gagás, mas Biden precisa saber que a China crescerá muito mais rápido do que os Estados Unidos não só neste ano, mas nos próximos dois anos!
Previsão de crescimento do PIB da Goldman Sachs, 2022-2024.
Em 27 de janeiro de 2022, Biden afirmou, sobre o ano de 2021, que "pela primeira vez, em 20 anos, nossa economia cresceu mais rápido que a da China". No entanto, a economia dos EUA registrou um crescimento de 5,7% nesse ano, enquanto a da China aumentou 8,1%.
Comentar