"Várias questões foram resolvidas. Exportadores e importadores começaram a se aproximar dos bancos para a abertura das contas [em rupias]", disse Sahai, citado por um jornal indiano no domingo (11), acrescentando que, pelos acordos comerciais, era esperado que o novo sistema de pagamento começasse a operar para alguns embarques já na próxima semana.
Cinco ou seis bancos indianos já foram autorizados a abrir contas para facilitar o comércio entre a Rússia e a Índia em rupias, disse uma fonte do governo.
"Cerca de dez ou 11 contas vostro [quando bancos detêm recursos em nome de outros bancos] foram abertas. Por exemplo, há seis contas vostro abertas no IndusInd Bank, o que significa que seis diferentes bancos russos abriram contas no banco", acrescentou a fonte.
Em novembro, o The Indian Express informou, citando os resultados de uma reunião de alto nível entre autoridades russas e indianas em setembro, que a Índia deveria dobrar seu comércio com a Rússia em um futuro previsível, usando a rupia indiana em seus acordos.
Anteriormente, o governo indiano permitiu acordos comerciais internacionais em rupias para promover as exportações. O Ministério do Comércio e Indústria do país disse que as emendas foram feitas para facilitar e simplificar as transações comerciais internacionais, considerando o crescente interesse na internacionalização da moeda nacional da Índia.
De acordo com o jornal, o aumento no comércio entre Moscou e Nova Deli foi estimulado principalmente por um forte aumento na importação de petróleo bruto russo pela Índia, com a Rússia respondendo por cerca de 22% da demanda total de petróleo bruto da Índia, acima de apenas 1%.