"Ao longo de toda a linha de contato, vemos o avanço de nossas unidades", disse ele em uma mensagem de vídeo em seu canal de Telegram.
Pushilin apontou que "em algumas áreas, [o avanço] é de 100 a 200 metros por dia, mas em algum lugar importante [em que batalhas estão ocorrendo com mais intensidade] é de dez a 20 metros".
Atualmente, as tropas russas estão travando batalhas ferozes pela cidade de Artyomovsk (Bakhmut), localizada na parte da RPD controlada por Kiev, e ao norte da grande cidade de Gorlovka. Ali, há um importante centro de transporte para abastecer o agrupamento de tropas ucranianas em Donbass. Uma rede de estradas e ferrovias passa por esta cidade.
A Rússia lançou sua operação militar especial na Ucrânia em 24 de fevereiro, depois que as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk (RPD e RPL) pediram ajuda para se defenderem das provocações ucranianas.
Em resposta à operação da Rússia, os países ocidentais lançaram uma ampla campanha de sanções contra Moscou e forneceram armas à Ucrânia.