O ministro Bruno Dantas tomou posse como presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) na manhã desta quarta-feira (14).
A cerimônia foi realizada na sede do TCU, em Brasília, e contou com a presença do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), dos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, e integrantes da equipe de transição do governo.
Com 44 anos, Dantas é um dos ministros mais jovens a ocupar a presidência do TCU. Natural de Salvador (BA), ele chegou a Brasília aos 19 anos e concluiu sua graduação em Direito na capital federal. Em seguida, ele atuou como servidor concursado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e foi Consultor Legislativo do Senado Federal por 11 anos.
23 de fevereiro 2022, 11:35
Dantas estava à frente do TCU interinamente desde julho, por conta da aposentadoria da ministra Ana Arraes. No dia 7 de dezembro, ele foi eleito presidente do órgão por unanimidade, com oito votos a favor. O mandato tem duração de um ano, com possibilidade de recondução pelo mesmo período de tempo. A vice-presidência do TCU ficará com o ministro Vital do Rêgo, que acumulará a função com seu atual cargo de corregedor.
A cerimônia de posse foi transmitida ao vivo, pelo canal do TCU no YouTube. "Os bancos da universidade forneceram-me instrumentos para decidir com razão e técnica. Os anos de experiência como servidor público concursado, que jamais na vida ocupou um cargo sequer de livre nomeação, legaram-me uma visão moderna do papel da administração pública", disse Dantas na cerimônia.