Notícias do Brasil

Bruno Dantas toma posse como presidente do TCU; Lula participa da cerimônia

Bruno Dantas ministro TCU, em Brasília, 16 de novembro de 2022
Com 44 anos, Dantas é um dos ministros mais jovens a ocupar a presidência do TCU. Ele estava à frente do órgão interinamente desde julho, por conta da aposentadoria da ministra Ana Arraes.
Sputnik
O ministro Bruno Dantas tomou posse como presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) na manhã desta quarta-feira (14).
A cerimônia foi realizada na sede do TCU, em Brasília, e contou com a presença do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), dos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, e integrantes da equipe de transição do governo.
Com 44 anos, Dantas é um dos ministros mais jovens a ocupar a presidência do TCU. Natural de Salvador (BA), ele chegou a Brasília aos 19 anos e concluiu sua graduação em Direito na capital federal. Em seguida, ele atuou como servidor concursado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e foi Consultor Legislativo do Senado Federal por 11 anos.
Solenidade de Lançamento do Projeto em Frente Brasil (foto de arquivo)
Notícias do Brasil
Ministro do TCU envia para Aras na PGR investigação que pode bloquear bens de Sergio Moro
Dantas estava à frente do TCU interinamente desde julho, por conta da aposentadoria da ministra Ana Arraes. No dia 7 de dezembro, ele foi eleito presidente do órgão por unanimidade, com oito votos a favor. O mandato tem duração de um ano, com possibilidade de recondução pelo mesmo período de tempo. A vice-presidência do TCU ficará com o ministro Vital do Rêgo, que acumulará a função com seu atual cargo de corregedor.
A cerimônia de posse foi transmitida ao vivo, pelo canal do TCU no YouTube. "Os bancos da universidade forneceram-me instrumentos para decidir com razão e técnica. Os anos de experiência como servidor público concursado, que jamais na vida ocupou um cargo sequer de livre nomeação, legaram-me uma visão moderna do papel da administração pública", disse Dantas na cerimônia.
Comentar