Notícias do Brasil

Senado dos EUA aprova Elizabeth Bagley como nova embaixadora do país em Brasília

O governo dos EUA havia indicado Elizabeth Bagley em janeiro, mas sua aprovação no Senado só foi concluída nesta quarta-feira (14).
Sputnik
O Senado dos Estados Unidos aprovou a nomeação da nova embaixadora do país em Brasília. A representante do governo americano no Brasil será Elizabeth Bagley.
Em junho, o Comitê de Relações Exteriores do Senado dos EUA rejeitou a candidatura de Bagley. O motivo foi uma declaração em 1998, na qual ela lamentou que o "lobby judeu" fizesse o Partido Democrata adotar políticas das quais ela discordava.
A então primeira-dama dos EUA, Hillary Clinton, conversa com o então primeiro-ministro português Antônio Guterres nos jardins da sua residência oficial, o Palácio de São Bento, em Lisboa, em 17 de julho de 1997. No centro está a então embaixadora dos EUA em Portugal, Elizabeth Frawley Bagley
De acordo com a apresentação ao Senado, Bagley tem mais de 20 anos de experiência no Departamento de Estado. Ela atuou como assistente no acordo de Camp David, que estabeleceu a paz entre Israel e o Egito, e foi embaixadora de Portugal durante a gestão de Bill Clinton na presidência dos EUA.
Sua experiência diplomática inclui trabalhos como conselheira sênior de três secretários de Estado: John Kerry, Hillary Clinton e Madeline Albright.
A missão diplomática em Brasília está sem embaixador desde meados de 2021, quando Todd Chapman anunciou sua aposentadoria após comandar a embaixada desde março de 2020.
Reunião entre o presidente Jair Bolsonaro e Todd Chapman, embaixador dos Estados Unidos no Brasil
Comentar