Segundo uma fonte informou à Sputnik, "outro lote dos mais recentes sistemas de reconhecimento de artilharia acústica 1B76 Penitsillin foi entregue ao Ministério da Defesa e está planejado para ser usado na zona de operação especial para combate.
O 1B76 Penitsillin detecta efetivamente as posições da artilharia das tropas ucranianas e transmite as coordenadas para sua destruição imediata, disse a fonte.
Em outubro, a Defesa russa informou que os sistemas de reconhecimento de artilharia acústica Penitsillin foram testados em condições de combate e demonstraram sua eficácia na Ucrânia, inclusive contra a artilharia da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) fornecida às tropas ucranianas.
Os sistemas russos Penitsillin usam sensores sísmicos e acústicos para detectar e localizar a artilharia inimiga. O sistema de reconhecimento de artilharia é montado no chassi Kamaz e localiza o fogo inimigo em pouco menos que cinco segundos.
Eles foram projetados para o reconhecimento das posições de ataque de artilharia de bocas de fogo e de foguetes, bem como contra mísseis antiaéreos e táticos.
A diferença entre Penitsillin e o sistema de radar dos EUA AN/ TPQ-36, utilizado pelas tropas da Ucrânia na luta contrabateria, é que o complexo russo no seu funcionamento não usa ondas de rádio, por isso não pode ser detectado por meios técnicos de rádio. O Penitsillin opera de forma eficaz tanto de dia como de noite e a temperaturas de menos 40 ºC a 50 ºC