O mecanismo de transações comerciais da Índia, que usa as rupias em vez do dólar ou outras moedas para transações internacionais, está ganhando interesse entre os outros países, informa na sexta-feira (16) a agência britânica Reuters.
As fontes contaram que esperam que países com falta de dólares possam abrir contas de rupias especiais, chamadas vostro. No entanto, para isso é necessário que os bancos parceiros na Índia criem essa infraestrutura, e que ela seja aprovada pelo Banco de Reservas da Índia (RBI, na sigla em inglês), que criou o mecanismo em julho.
O mecanismo já foi adotado pelo Maurício, a Rússia o Sri Lanka. Eles tiveram um, 12 e seis contas vostro especiais aprovadas, respectivamente, enquanto países como Cuba, Luxemburgo, Sudão e Tajiquistão também demonstraram interesse, de acordo com duas fontes e um documento oficial a que a agência teve acesso.
Além disso, continua a Reuters, a Índia está discutindo com parceiros comerciais grandes, como os fornecedores de petróleo Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, a denominação do comércio em rupias e dirhams.
Como os dois países árabes exportam mais à Índia que o que importam, eles estão considerando investir as rupias no mercado indiano. Atualmente o RBI permite que a moeda nacional seja investida em títulos públicos.