De acordo com as informações obtidas de forma privada, "as autoridades competentes da Federação da Rússia realizaram uma análise dos componentes eletrônicos dos veículos aéreos não tripulados [VANT] interceptados [após serem] usados pela Ucrânia para ataques a infraestruturas russas, em particular em Sevastopol, república da Crimeia e regiões de Kursk, Belgorod e Voronezh".
"Determinou-se que a aviônica e as estações de controle de drones foram fabricadas pela empresa americana Spektreworks, que realizou sua configuração inicial e inspeção no Aeroporto de Scottsdale, no estado do Arizona. Mais tarde, no território da Polônia a montagem final e os testes de voo desses VANT foram realizados nas proximidades do aeroporto de Rzeszow, que é usado pelos Estados Unidos e pela OTAN como o principal centro de abastecimento das formações armadas ucranianas. A instalação de armas, missão de voo e o próprio lançamento foram realizados nos [arredores] de Odessa e Krivoi Rog", detalha o documento.
Segundo a Rússia, esses fatos confirmam o envolvimento direto dos EUA e da Polônia no conflito, prestando apoio militar e logístico maciço ao regime de Kiev na preparação e realização de atos terroristas no território russo.