Uma cúpula de proteção contra fragmentos de projéteis começou a ser erguida na usina nuclear de Zaporozhie, relatou no sábado (17) Vladimir Rogov, membro do conselho principal da administração da região de Zaporozhie.
"Uma cúpula de proteção está sendo montada sobre a instalação de armazenamento de resíduos nucleares gastos na usina nuclear de Zaporozhie", escreveu ele no Telegram.
Rogov disse que a estrutura deve proteger contra fragmentos de projéteis e dispositivos explosivos improvisados transportados por drones.
A maior usina nuclear da Europa em número de unidades geradoras e capacidade instalada, localizada na margem esquerda do rio Dnieper, perto da cidade de Energodar, está sob a proteção dos militares russos desde março. A chancelaria russa sublinha que a presença militar russa é justificada para prevenir vazamentos de material nuclear e radioativo. Os militares ucranianos continuam bombardeando regularmente a cidade de Energodar e os arredores.
Os militares ucranianos continuam bombardeando regularmente Energodar e o território da usina nuclear adjacente à cidade. Sergei Shoigu, ministro da Defesa da Rússia, afirmou que Kiev procura criar a aparência de uma ameaça de desastre nuclear bombardeando de propósito as instalações.