Panorama internacional

EUA compram 3 milhões de barris petrolíferos para reserva estratégica após a reduzirem em um terço

O governo do país norte-americano disse que "encherá" a partir do próximo ano a reserva estratégica de barris petrolíferas, que caiu de 600 milhões para 400 milhões de barris em pouco mais de meio ano.
Sputnik
A Casa Branca anunciou na sexta-feira (16) que decidiu comprar 3 milhões de barris de petróleo para reabastecer as reservas estratégicas dos EUA gastas durante este ano para combater o aumento dos preços da gasolina, escreve a agência norte-americana Associated Press (AP).
A aquisição dos barris começará em janeiro de 2023. Apesar de seu preço não ter sido revelado, o petróleo cru West Texas Intermediate vendia a US$ 74,50 (R$ 395,70) por barril no final da sexta-feira (16), nota a AP.
Os funcionários governamentais sugeriram a possibilidade de realizarem mais compras após o atual negócio.
Panorama internacional
Biden planeja usar reservas estratégicas de petróleo para segurar preços no país, diz Bloomberg
A administração de Joe Biden liberou de março a outubro 180 milhões de barris petrolíferos da reserva estratégica, o que a reduziu para os menores níveis desde os anos 1980, de mais de 600 milhões para cerca de 400 milhões de barris. A medida visou reduzir a pressão inflacionária nos EUA, que tem reduzido o poder de compra dos domicílios no país.
No mesmo mês a Casa Branca embargou o petróleo da Rússia, com Biden admitindo que a medida teria custos para os consumidores norte-americanos. Além do embargo, os EUA têm imposto sanções abrangentes contra a economia russa, em resposta ao início da operação militar especial da Rússia na Ucrânia.
Comentar