Operação militar especial russa

Forças Armadas da Rússia tomam Yakovlevka e seguem eliminando forças ucranianas

O Ministério da Defesa da Rússia que, nas últimas 24 horas, as forças russas tomaram uma localidade. Dos combates resultaram mortes ou ferimentos de 85 militares ucranianos em Krasny Liman.
Sputnik
As Forças Armadas da Rússia assumiram o controle de Yakovlevka, na República Popular de Donetsk (RPD), anunciou no sábado (18) o Ministério da Defesa russo.
"Como resultado dos avanços das unidades russas na área de Donetsk, foi tomado sob controle o vilarejo de Yakovlevka, na República Popular de Donetsk. Atualmente ela está sendo liberada dos restos das tropas ucranianas", detalhou o ministério.
Ele relatou que 25 militares, um blindado de transporte de pessoal e dois outros automóveis de Kiev foram eliminados na área de Kupyansk, enquanto na área de Krasny Liman perderam a vida ou foram feridos até 60 militares; um tanque e duas picapes foram destruídos.
Além disso, o Ministério da Defesa falou de ter sido rechaçado um contra-ataque ucraniano na direção de Donetsk.
"Perto de Podgorodnoe, Kleshievka, Kurdyumovka, da República Popular de Donetsk, o inimigo fez tentativas fracassadas de contra-ataques para recuperar posições perdidas. Como resultado de ataques de artilharia e ações de grupos de assalto russos, os contra-ataques foram repelidos. O inimigo sofreu perdas e foi empurrado de volta para suas posições iniciais. Mais de 40 militares ucranianos, dois veículos de combate blindados e três outros veículos foram destruídos."
Operação militar especial russa
Tropas russas frustram contra-ataques e eliminam mais de 100 militares da Ucrânia
Foi ainda aniquilado um grupo ucraniano de reparos e evacuação em Vremevka, República Popular de Donetsk, comunicou o órgão militar russo.
Entre outros alvos, foram destruídos um radar de origem americana AN/TPQ-36 em Konstantinovka, RPD, um centro de comando da 113ª Brigada das Forças Territoriais da Ucrânia em Krasny Liman, RPD, e três grupos de sabotagem e inteligência na RPD e na região de Zaporozhie. No último foram eliminados ou feridos cerca de 50 militares, além da destruição de um veículo de combate blindado, um rebocador de tanques e duas picapes, disse o Ministério da Defesa da Rússia.
"As forças de defesa antiaérea abateram um veículo aéreo não tripulado ucraniano perto do vilarejo de Elenovka, na República Popular de Donetsk, e também interceptaram nove foguetes Himars perto das localidades de Chaplynka, na região de Kherson, Artemovsk [e] Yenakiyevo, na República Popular de Donetsk, Popasnaya e Beloe, na República Popular de Lugansk", frisou o ministério russo.
No total, relatou, desde o início da operação militar, foram destruídos 3.204 veículos aéreos não tripulados, 398 sistemas de defesa antiaérea, 7.149 tanques e outros veículos de combate blindados, 931 lançadores múltiplos de foguetes, 3.691 peças de artilharia de campanha e morteiros e 7.650 unidades de veículos militares especiais.
Comentar