"Wojsko Polskie [WP, as Forças Armadas Polonesas] lança o projeto 'Treinar junto com o Exército' com o objetivo de capacitar o maior número possível de pessoas em habilidades básicas como: manuseio de armas, assistência médica básica e atuação em situações críticas, como acender uma fogueira e sobreviver a condições difíceis."
Os treinamentos vão ter duração de oito horas cada e vão ser realizados aos sábados, de meados de janeiro até o final de fevereiro de 2023, em 31 guarnições militares da Polônia.
Segundo Blaszczak, os soldados instrutores estão preparados para formar mais de 8.000 voluntários, salientando que estas formações visam atrair jovens indecisos para o Exército polonês.
"Convidamos todas as pessoas dos 15 aos 65 anos, os menores podem fazê-lo com o consentimento dos pais", disse a autoridade, acrescentando que a formação vai ser gratuita.
Os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), incluindo a Polônia, aumentaram o treinamento militar depois que a Rússia lançou sua operação militar especial na Ucrânia, em 24 de fevereiro. A aliança começou a reforçar seu flanco oriental enviando navios, aviões e tropas terrestres adicionais para a região e colocando-os em alerta máximo.