Panorama internacional

Seul afirma que Coreia do Norte está tentando 'expulsar os EUA' da península coreana

Chung Jin-suk, presidente do governante Partido do Poder Popular sul-coreano, declarou nesta segunda-feira (19) que as provocações da Coreia do Norte visam destruir a aliança Coreia do Sul-EUA e expelir bases militares norte-americanas da península coreana, avança a agência Yonhap.
Sputnik
Mais cedo, Pyongyang relatou que havia realizado um teste relacionado ao desenvolvimento de um satélite de reconhecimento, planejando completar a criação dele em abril de 2023.

"O propósito das provocações da Coreia do Note é claro. É uma tática estratégica que visa destruir a aliança Coreia do Sul-EUA e, eventualmente, expulsar as forças dos EUA da península coreana por meio de ogivas nucleares e mísseis balísticos de médio alcance", disse Chung.

Ele também afirmou que "as provocações [da Coreia] do Norte provavelmente continuarão até o final do ano e início do ano novo", ressaltando que quaisquer provocações militares de Pyongyang devem ser "severamente punidas" para garantir a segurança nacional da Coreia do Sul.
Panorama internacional
Coreia do Norte: lançamento de mísseis faz parte de desenvolvimento de satélite de reconhecimento
Vale ressaltar que a Coreia do Norte testou dois mísseis balísticos na manhã de domingo (18).
Segundo o Ministério da Defesa do Japão, ambos percorreram uma distância de 500 quilômetros e atingiram uma altitude máxima de 550 quilômetros.
Comentar